Só para baixinhos: programação cultural do Dia das Crianças

Divulgação
Divulgação

Amanhã é dia das crianças e você já sabe onde vai levar as suas crianças preferidas? Reservei algumas programações que irão rolar em alguns espaços culturais da cidade para levar a criançada para se divertir. A programação é variada e tem desde oficinas, música, dança, exposição e outras linguagens esperam o público mirim da cidade de Salvador. Vem conferir!

A programação do 5 Festival Xistinho – Arte, Brincadeira e Traquinagem está recheada de atividades que vão até o final do mês de outubro, portanto não tem desculpa para ficar de fora dessa brincadeira. Hoje, dia 11, acontece a oficina Com Música e Com Afeto: A Maquina Que Dobrava o Nada. A entrada durante a semana é gratuita e nos finais de semana têm preço popular de R$20 e R$10. Além das oficinas, acontece também a exposição Memórias Recicladas da artista plástica e fotógrafa Camila Hepplin que estará em cartaz até o fim do festival. O trabalho de Camila é feito com rolos de papel higiênico e caixas de papelão reciclados. Vale a pena conferir!

No feriado as programações estão mais variadas do que nunca e tenho certeza que ficará em dúvida do qual lugar levar a meninada depois das dicas a seguir. No Palacete das Artes, ali na Graça, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) promove uma programação especial com o nome de OSBAcuris com Feirinha para Experimentação Infantil e logo em seguida um Concerto Especial da OSBA. O evento começará às 9h e terá entrada gratuita.

Na Feirinha serão montados seis “cantinhos”, sendo cada espaço dedicado a um naipe: Cordas, Madeiras, Metais, Percussão, onde os músicos tocarão peças conhecidas do universo infantil. Haverá também um cantinho para Composição e outro para Regência, este último sob o comando do próprio maestro Carlos Prazeres, regente titular e curador artístico da OSBA. Nesse espaço, as crianças terão um pódio e estante de partituras com tamanho adaptado, para que possam praticar, imaginar e sentir a emoção de reger uma orquestra. Para encerrar as atividades do OSBAcuris, haverá, às 11h, a apresentação do Concerto Especial da Orquestra sinfônica da Bahia, dedicado a todas as crianças.

No Centro Cultural Plataforma, numa parceria com o grupo Herdeiros de Angola, vai acontecer uma série de atividades para a criançada durante a semana do Dia das Crianças. São quatro dias de festa na segunda edição do Erê Omo – Festival da Infância, que significa ‘brincadeira de criança’. O evento se realiza entre os dias 13 a 16 de outubro, com programação livre para todas as idades. A entrada fica por conta do público, que paga o quanto puder.

Já no dia 13, o largo Tereza Batista, traz a X Mostra de Talentos da Vivaldo. Também no dia 13, às 10h, o espetáculo de dança Sementes do Amanhã marca a abertura do festival, e a peça teatral Peter Pan – Dom Lucas, é encenada em seguida, às 15h. Já no dia 14, às 10h, tem outro o espetáculo de dança, Alagados, junto com a palhaçaria Caminhos de Casa. À tarde, às 15h, os pequenos participam da contação de história A Beleza de João e, depois, podem ver mais teatro em A Louca do Chapeuzinho, às 16h.

SERVIÇO:

FESTIVAL XISTINHO
Quando: De 06 a 30 de outubro
Exposição Memórias Recicladas – seg à sex- das 10 às 19h. sab e domingos das 13h às 18h
Oficina Com Música e Com Afeto: A Máquina Que Dobrava o Nada – Dia 11, terça-feira, das 10h às 12h
Onde: Espaço Xisto Bahia
Quanto: Entrada gratuita

Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) com Osbacuris – Feirinha para Experimentação Infantil e Concerto Especial
Onde: Palacete das Artes – Rua da Graça, 284, Graça
Quando: 12 de outubro (quarta-feira), 9h – Feirinha para Experimentação Infantil e às 11h – Concerto Especial
Entrada Gratuita

X Mostra de Talentos da Vivaldo – Dia das Crianças
Quando: Dia 13, às 13h30
Onde: Tereza Batista, Pelourinho
Quanto: Gratuito

Erê Omo – Festival da Infância
Onde: Centro Cultural Plataforma (Praça São Braz, s/n, Plataforma)
Quanto: pague quanto puder
Quando:
13 de outubro
10h: Sementes do Amanhã (espetáculo de dança)
15h: Peter Pan – Dom Lucas (espetáculo de teatro)
14 de outubro
10h: Alagados e Caminhos de Casa (espetáculo de dança e palhaçaria)
15h: A Beleza de João (contação de história)
16h: A Loucura do Chapeuzinho (espetáculo de teatro)

MAM-BA
Estórias Contadas
Data: 12 (quarta-feira)
Hora: A partir das 15h
Onde: Pátio Flamboyant
Workshop de Origami
Data: 13 de outubro (quinta-feira)
Hora: Das 15h às 16h
Onde: Oficinas do MAM-BA

Fonte: Secretaria de Cultura do Estado da Bahia

 

Post Author
Bianca Rocha
Aquariana e bipolar, moça da cidade mas que passou a maior parte da vida na interior. Hoje, depois de muitos desencontros com o que seguir profissionalmente, estuda jornalismo e gosta de ouvir histórias iguais as que o seu pai contava quando ela era pequena.

DEIXE SEU RECADO USANDO UMA DAS REDES SOCIAIS

Ancorada no Instagram

Junte-se a nós no Instagram